quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Multimídia & Responsabilidade Social

Efeitos do uso irresponsável de anabolizantes


Não é mais nenhuma novidade que fazer usos de esteroides e anabolizantes causam danos à saude e matam com facilidade, mas parece que isso não intimida as pessoas, pois muitos ainda utilizam essas drogas para deformar a forma do seu corpo. O culto ao corpo está banalizado. Assistimos todos os dias as notícias de jovens que morreram por utilizar-se dessas drogas. Um certo padrão de beleza que obriga as pessoas a se enfiarem em academias, muitas vezes sem nenhuma supervisão médica ou com profissionais da área da educação física. As pessoas parecem combater biotipos, quando é muito magro e quando é muito gordo, nunca houve uma época de tamanha valorização ao corpo como atualmente, e acabam esquecendo que é o conteúdo que conta, e não a beleza.



Mas, o que são essas drogas?

 

 


Anabolizantes ou asteróides androgénicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de variados tecidos do corpo a partir do crescimento de uma célula e sua posterior divisão.


Segundo especialistas em endocrinologia, o uso da “bomba” para aumentar a força física ou aumentar o seu tamanho não é nada mais que um mito, pois o anabolizante apenas dá um efeito chamado de overtraining que acontece quando a pessoa tem a impressão de que se encontra em condições de enfrentar horas de atividades físicas, dá a sensação de tornar-se mais resistente ao treino. Esse ganho de massa muscular através de íons e da retenção de líquidos. Um sério problema de saúde pública em pleno século XXI e em plena era da informação.



Será que vale a pena arriscar a sua vida em nome da vaidade? Farei uma lista de complicaçãoes e doenças causadas pelo uso excessivo ou não destas drogas. Mas antes, gostaria de falar que anabolizantes, em alguns casos, podem ser utilizados de forma controlada como parte de tratamentos para pacientes em pós operatórios, cacos de osteoporose, desnutrição, além de outras patologias, tais como, deficiência hormonal de testosterona; câncer de mama feminino; anemia; impotência sexual (por insuficiência testicular); retardo pubertário masculino; eunuquismo (castração) e climatério.



Mas como tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo, o uso indiscriminado de bombas provoca sérios danos à saude, importante dizer, que listei apenas algumas consequências, pois as complicações caracterizam um caso de problema de saúde pública.


Alguns efeitos colaterais mais comuns:


  • Calvície,

  • Hipertrofia da próstata;

  • Acne;

  • Agressividade;

  • Hipertensão;

  • Limitação do crescimento(os asteroides limitam a ação do crescimento);

  • Aumento do colesterol;

  • Virilização em mulheres (crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia);

  • Ginecomastia (excessivo crescimento de mamilos em indivíduos do sexo masculino);

  • Dores de cabeça;

  • Impotência e esterelidade;

  • Insônia;

  • Lesões no fígado (hepatotoxidade);

  • Problemas de tendões e ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação de tendões e ligamentos);

  • Câncer ósseo;

  • Rigidez muscular.

    Existem várias outras lesões que podem ser irreversíveis.


Essas consequências aparecem com mais frequencia nos indivíduos que fazem uso continuado e frequente, pois para obter os resultados almejados o “tratamento” deve ser feito através de ciclos crônicos, assim aumentando a rapidez com que aparecem os efeitos, mas sempre são efêmeros e fugazes e o interrompimento do uso, acelera a perda do volume muscular também em tempo recorde.



Do ponto de vista esportivo, o uso destas substâncias é caracterizado dopping e é expressamente proibido pelas autoridades esportivas. Já no ponto de vista estético, a cada dia são utilizados não apenas hormônios asteroides, mas também certas dietas e suplementos de origem e fabricação duvidosas, que são mascarados em belas embalagens e comercializados inocentemente em farmácias e casas que vendem suprimentos para atletas, que pouco a pouco vão causando consequências seríssimas e vão mostrando seu efeitos deletérios. O pior é que a cada dia, as indústrias deste tipo de droga, seguem na busca de descobrir mais substâncias com maior potencialidade anabólica e com a ilusão de causar menor impacto virilizante, ou seja, proporcionar apenas o ganho de massa corporal.


Enfim, espera-se que as autoridades competentes aumentem e efetivem o controle e o combate à venda e uso destes medicamentos sem receita médica, e uma campanha de divulgaçao das drásticas consequências dessas práticas absurdas para assim conscientizar a população dos riscos, diminuindo o número dos casos fatais da destruição que é a prática do anabolismo.

Atenção! O vídeo abaixo mostra cenas fortes de um jovem com sérias complicações de saúde devido o uso de asteroides, durante um atendimento hospitalar de emergência.

 


Esse video foi gravado em um Plantão médico em que o rapaz tinha pus no local onde aplicou anabolizante.

Preste atenção nesse vídeo!!!
Principalmente a linguagem dos jovens e o que eles fazem pra chamar ATENÇÃO



Os Jovens e os Anabolizantes


O nosso corpo é responsável pela produção de certos hormônios muito parecidos com o hormônio masculino (testosterona). Estes precursores e a testosterona são chamados de "esteróides anabólicos". A palavra "esteróide" vem do fato de todos estes hormônios terem a mesma estrutura química. A indústria farmacêutica, partindo desta estrutura química comum, sintetizou alguns fármacos que têm ação chamada anabolizante no corpo humano. O anabolizante, em termos mais simples, são produtos químicos que favorecem o desenvolvimento muscular, reduzem a quantidade de gordura e fortalecem os ossos. A palavra tem origem no anabolismo, que significa metabolismo positivo em contraposição com a situação chamada catabolismo, que se refere a metabolismo negativo.
O objetivo deste artigo é alertar para o perigo do uso inadequado e abusivo de tais esteróides anabolizantes por adolescentes. Jovens, influenciados muitas vezes por amigos ou funcionários de academias de ginástica, que resolvem aumentar a massa muscular sem se preocuparem com os danos conseqüentes.


Ações variáveis dos esteróides anabólicos Existem alguns casos específicos onde esteróides anabólicos podem indicados por endocrinologistas e outros médicos, como:
- Reposição hormonal masculina em vigência de deficiência comprovada

- Acelerar o crescimento de meninos, em casos selecionados
- Aumentar massa muscular em certos doentes crônicos
- Ajudar na recuperação da massa óssea
Os médicos sabem, porém, que esteróides anabólicos têm efeitos colaterais, entre eles o mais conhecido é o efeito androgênico, que leva a ações semelhantes a do hormônio masculino (testosterona). Esses esteróides podem aumentar o crescimento anormal de pêlos faciais, induzir acne e "engrossar" o timbre da voz. Por outro lado os esteróides anabólicos também podem se converter, normalmente, em nosso corpo, por meio de enzima chamada aromatase, em estrógeno, o principal hormônio feminino. Com a elevação do hormônio feminino surge, nos adolescentes do sexo masculino, o crescimento dos mamilos (podendo ter mamas como as meninas, fenômeno conhecido como ginecomastia).Estes efeitos colaterais são muito sérios e podem ser permanentes.

No quadro abaixo colocamos dados da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos:

Efeitos secundários dos anabólicos
Presentes nos rapazes- Comportamento agressivo ("raiva esteróide")
- Perda de cabelo (permanente)
- Testículos muito reduzidos
- Produção menor de espermatozóides

- Esterilidade (?)
- Infertilidade (?)
Presentes nas meninas
- Timbre de voz masculina (permanente)
- Clitóris aumentado (permanente)
- Pêlos faciais e em outras partes do corpo
- Perda de cabelo
- Alterações menstruais
- Diminuição das mamas

Presentes em ambos os sexos- Sintomas psicológicos (insônia, raiva descontrolada, irritabililidade)
- Pressão arterial elevada
- Alterações cardíacas
- Alterações no fígado
- Coagulação do sangue alterada
- Aumenta o colesterol ‘ruim’
- Acne (muitas vezes severa)
- Dependência de anabólicos
- Alteração da libido (desejo sexual)


O perigo entre os adolescentesSabemos que nas últimas décadas houve uma explosão do número de academias de ginásticas nos grandes centros urbanos do país. É um fenômeno, em princípio, elogiável. Leva a vários segmentos da população a necessidade de se fazer exercícios, da prática cotidiana ou de regular a movimentação física, de aprimorar o corpo, diminuindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular.
Como forma de tentar ajudar na obtenção de um corpo mais saudável, musculatura perfeita, capacitação física ideal, também surge a "prescrição" de produtos nutricionais (vitaminas, minerais, aminoácidos). Muitas vezes os profissionais dessas academias começam assim e em pouco tempo passam a recomendar (em muitos casos a fornecer) anabólicos, "pró-hormônio de crescimento", e mesmo hormônios como testosterona, e hormônio de crescimento recombinado, isto é, obtido por processamento genético. Os médicos têm tomado conhecimento de fatos muito graves como, por exemplo, o uso de anabólicos esteróides para uso veterinário sendo usados para "queimar gorduras" e para "aumentar musculatura", com risco até de morte.
É possível um corpo bonito e saudável
Essas práticas são criminosas e condenáveis e merecem uma ampla investigação por parte de nossas autoridades de Saúde Pública. Aos jovens, cuja vontade de ter um "corpo sarado" é mais forte do que o medo dos efeitos colaterais, é preciso fornecer orientação específica e detalhada sobre os múltiplos perigos desse tipo de automedicação. Também é importante levar aos adolescentes a alternativa saudável para que atinjam seus objetivos de maneira a não comprometer o corpo e a saúde. Sempre com um esquema nutricional adequado e treinamento físico bem orientado e freqüente.

Esteróides Anabolizantes



Esteróides Anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).
São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton® , Deca-Durabolin® , Androxon®.

Como os anabolizantes são utilizados?

Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.

Por que as pessoas usam os anabolizantes?



view counter
Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.

Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?

Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.

O que os anabolizantes fazem no corpo a curto e longo prazo?

O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como:
Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).
Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.
Usuários que injetam esteródes anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis colocando em risco os que as utilizam.

Quais são os efeitos dos esteróides anabolizantes sobre o comportamento e mente?

Essas drogas, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividade. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa.
Ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver outros comportamentos como: euforia, aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão.

Os anabolizantes afetam a escola ou trabalho?

Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho.

Os anabolizantes levam ao uso de outras drogas?

Os esteróides anabolizantres não são consideradas drogas que induzem o uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não são porta de entrada para uso de outras drogas. Porém, os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários. Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos.
Na tentativa totalmente errônea de previnir o aparecimento de efeitos indesejáveis, alguns usuários tomam medicamentos antihipertensivos e também medicamentos anti-câncer.

As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes?

Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido consequências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.

As pessoas podem parar de usar os anabolizantes?

Para os que já vem tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir quando da parada dessas drogas é a depressão que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda de um profissional para parar de usar anabolizantes.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando anabolizantes?

Essas drogas são medicamentos, portanto, não são ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receita médica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação médica, se forem pegos utilizando podem sofrer conseqüências por isso.
O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas. Realizam testes anti-doping e caso seja detectado que o atleta está fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida levando um anabolizante para junto dos amigos ou vendendo para amigos?

Nos dois casos pode configurar-se em tráfico de drogas já que não existe a receita médica e a venda está sendo feita sem a mesma e em local que não a farmácia.

0 comentários:

Postar um comentário


 
Copyright © Semeando Frutos